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Botticelli: pintura e teoria

Processo: 07/07832-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Arlenice Almeida da Silva
Beneficiário:Débora Barbam Mendonça
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Estética (filosofia)   Renascimento   Representação (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Botticelli | História da Arte | Quattrocento | Renascimento | Estética

Resumo

Este projeto tem por objetivo estudar as representações religiosas no Quattrocento italiano, na pintura de Sandro Botticelli. Ao longo do trabalho faremos uma dupla análise: de um lado, examinaremos filosoficamente os principais conceitos que envolviam o fazer artístico; e, de outro, observaremos, o contexto histórico de que o artista fez parte, de modo a ressaltar a importância do diálogo entre a reflexão teórica e a prática dos ateliês que envolvia os pensadores e artistas do nomeado Renascimento. Pretendemos essencialmente utilizar informações que nos permitam examinar minuciosamente a temática religiosa na pintura de Botticcelli que, a nosso ver, pode ser dividida em três fases: a fase religiosa, mais dependente e fiel aos ensinamentos de seus mestres nos ateliês; a fase das obras encomendadas pela família Medici, em que a temática era considerada profana e mitológica, mesmo havendo uma linearidade religiosa; e, por fim, as obras de maturidade que sofreram o que podemos chamar cuidadosamente de censura por parte do Frei dominicano Girolamo Savonarola. Procuraremos também localizar em sua obra, conceitos abordados por pensadores da época, como, por exemplo, os de graça e o de alegoria, e, por fim, examinar o tema do naturalismo e sua relação com as correntes neoplatônicas. O ponto de partida deste trabalho contará com a apresentação de artistas precursores de Botticelli que serviram-lhe de fundamento pictórico tais como Masaccio, Fra Angelico e Filippo Lippi. Desta maneira podemos demonstrar toda a preparação histórica para o desenvolvimento posterior da arte de Botticelli. (AU)

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