Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos e problemas no processo de ensino-aprendizagem do portador de transtornos obsessivo-compulsivos e sindrome de tourette.

Processo: 03/11945-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Beneficiário:Marina Rodrigues da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Tourette   Ensino e aprendizagem   Comorbidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comorbidade | Educacao | Ensino Aprendizagem | Sindrome De Tourette

Resumo

A Síndrome de Tourette (ST), caracterizada pelo transtorno dos múltiplos tiques, e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), cujas principais características são os sintomas que dão nome ao transtorno, as vezes, encontram-se co-mórbidos, ocasionando maiores prejuízos e sofrimento aos pacientes e. impossibilitando-lhes, muitas vezes, o desenvolvimento de atividades sociais como trabalhar e/ou estudar. Entretanto, o caráter crônico de ambos os transtornos apela por investigações que busquem, ao invés da cura, melhores condições ide adaptação dos portadores à sociedade, já que a adequação ambiental é vista como algo indispensável no tratamento da ST e do TOC. Com uma abordagem educacional, este trabalho busca maiores conhecimentos sobre a ST e o TOC dentro do contexto escolar, ressaltando os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo portador no processo de aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)