Busca avançada
Ano de início
Entree

A escuta no jogo do ensinar e do aprender: algumas reflexões

Processo: 05/00425-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro
Beneficiário:Carolina Gonçalves Souza
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Leitura   Formação de leitores   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escuta | Formacao | Leitura | leitura

Resumo

Este estudo objetiva a análise, pela pesquisadora, dos registros orais e escritos de 14 professores da rede pública municipal de ensino fundamental I, participantes do curso Experiências de leitura: caminhos possíveis do ensinar e do aprender, para buscar uma relação entre esses registros e a escuta - um dos movimentos do ato da leitura e pelo qual se inicia o diálogo entre o leitor e o texto. Como metodologia, a leitura crítica pela pesquisadora dos depoimentos orais, transcritos em Diário de Campo e dos Projetos de Leitura, elaborados por cada uma das professoras, de forma a encontrar neles elementos denunciantes da escuta dos textos teóricos, como citações, novo enfoque do ato de ler, propostas diferenciadas de leitura, os objetivos elencados, geral e, principalmente os específicos, as etapas propostas para a atividade da leitura, e referências à importância explícita da escuta para leitores e não – leitores. Esses elementos, possíveis resultados a ser encontrados ao final da pesquisa, deverão ser indicativos, ou não, da importância da escuta no processo de leitura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)