Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem,sequenciamento e identificacao de proteinas de membranas microvilares dos enterocitos de "tenebrio molitor" (coleoptera) e "spodoptera frugiperda" (lepidoptera).

Processo: 00/13476-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Clelia Ferreira Terra
Beneficiário:Alexandre Hamilton Pereira Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/10458-2 - A digestão nos insetos: uma abordagem molecular, celular, fisiológica e evolutiva, AP.TEM
Assunto(s):Digestão   Insetos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digestao | Inseto | Membrana Microvilar | Tenebrio Molitor

Resumo

Esse projeto tem como o intuito a identificação de proteínas ligadas à membrana microvilar e receptores hormonais presentes no intestino médio de Tenébrio molitor e Spodoptera frugiperda. Serão usadas técnicas de biologia molecular para a clonagem e identificação dessas proteínas. Bibliotecas de cDNA, preparadas a partir de mRNA extraídas do tubo digestivo de T. molitor e S. frugiperda, serão varridas com anticorpos específicos gerados a partir de preparações de membranas microvilares desses insetos para a clonagem de proteínas presentes nessas estruturas. Para a clonagem de receptores hormonais a varredura será feita com preparações de peptídeos (abaixo de 3.000 Da - aproximadamente 30 aa) obtidas a partir do tubo digestivo desses animais ou a partir de sondas geradas com base na seqüência de aminoácidos descritas para receptores hormonais de mamíferos. Os clones positivos recuperados por essa técnica terão as suas extremidades 3' e 5' do seu inserto seqüenciados. Essas seqüências permitirão a identificação da proteína codificada pelo cDNA clonado através de analises de banco de dados. A comparação entre as proteínas presentes na membrana desses dois insetos permitira verificar que tipo de proteínas foram adicionadas às membranas microvilares durante a evolução desses organismos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)