Busca avançada
Ano de início
Entree

Deposição de Camadas Alternadas de Quitosana e Alginato para o Recobrimento de Capilares de Sílica Fundida e Controle do Fluxo Eletrosmótico e Adsorção de Proteínas.

Processo: 10/00899-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:José Alberto Fracassi da Silva
Beneficiário:Débora Pastorin da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese capilar   Modificação de superfícies   Métodos bioanalíticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de proteínas | bioanalítica | Eletroforese Capilar | fluxo eletrosmótico | Modificação de superfícies | Separações

Resumo

Desde sua introdução como técnica analítica em 1979 a eletroforese capilar se desenvolveu rapidamente em um método versátil e rápido para separações analíticas. Sua aplicação mais bem sucedida foi no seqüenciamento do código genético humano e foi ela a responsável pelo término do projeto genoma humano antes do esperado. Eletroforese capilar é a técnica que melhor se aplica a separações bioquímicas e tem sido amplamente usada em estudos de genômica, metabolômica e principalmente proteômica [1].Para melhorar as separações feitas em eletroforese capilar frequentemente utilizam-se capilares revestidos com alguma substância química. Pode-se utilizar tensoativos, polímeros e biopolímeros adsorvidos na superfície do capilar [2].Dentre os biopolímeros utilizados destacam-se a quitosana, polissacarídeo catiônico, e o alginato, polissacarídeo aniônico. Ambos já foram utilizados separadamente em eletroforese capilar como agentes modificadores do capilar, juntos já foram usados como veículo de liberação de drogas no organismo.Neste trabalho pretende-se utilizar a quitosana e o alginato aplicados no interior de um capilar, para formar uma dupla camada modificando assim o capilar. Espera-se que a modificação gerada pela a quitosana e o alginato seja estável e que o capilar modificado possa ser aplicado as separações analíticas, em especial a separação de biomoléculas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)