Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento da frequencia mediana do sinal eletromiografico, frente a exercicios voluntarios e eletricamente induzidos.

Processo: 04/15473-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Rúben de Faria Negrão Filho
Beneficiário:Ricardo Motta Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Terapia por estimulação elétrica   Eletromiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletroestimulacao | Eletromiografia | Fadiga | Frequencia Mediana

Resumo

Fadiga muscular é um fenômeno complexo multifatorial associado às falhas em inúmeros locais denominados sítios de fadiga. Rotineiramente a verificação da fadiga tem sido feita a partir da queda do desempenho mecânico do músculo. Sendo a EMG capaz de captar a atividade muscular; o sinal eletromiográfico passou a ser utilizado como indicador do início do processo de fadiga. Acreditamos no desenvolvimento de um estudo que analise a frequência mediana (FM) do sinal EMG, frente a exercícios voluntários e eletricamente induzidos. Será objeto de avaliação o músculo tibial anterior de 10 voluntários do sexo masculino através do teste de exaustão. Os músculos serão submetidos a exercícios voluntários e eletricamente induzidos. A atividade muscular será captada durante os testes de exaustão, primeiramente efetuado no dia anterior aos exercícios e o segundo imediatamente após o término dos mesmos. Caberá a cada voluntário sustentar a carga correspondente a 15% de sua contração isométrica máxima (CIM) durante os testes de exaustão, realizar 10 contrações isométricas voluntárias a 15% de sua CIM, e após dois dias, 10 contrações por meio de corrente pulsada bipolar de 30Hz. Os valores do coeficiente de inclinação obtido da análise das FM dos dois protocolos de exercícios (voluntários e elétricos) serão submetidos a análise estatística. Esse estudo tem por finalidade contribuir para um melhor entendimento e confiabilidade desse instrumento, fornecendo melhores condições para aplicação clínica do treinamento muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)