Busca avançada
Ano de início
Entree

A construcao da audiencia: uma analise dos dados do ibope para grande sao paulo, 1970-2000.

Processo: 02/05439-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Esther Império Hamburger
Beneficiário:Heloisa Buarque de Almeida
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14342-9 - Centro de Estudos da Metrópole (CEM), AP.CEPID
Assunto(s):Televisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiencia | Ibope | Televisao

Resumo

Este projeto visa discutir as concepções teóricas, procedimentos práticos e resultados quantitativos que formataram a construção da audiência televisiva no Brasil. O projeto centralizará sua análise empírica no arquivo dos dados do Ibope depositado, em estado virgem e em papel, no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL - UNICAMP) e entrevistas com profissionais responsáveis por este tipo de pesquisa. A pesquisa deve realizar (1) um levantamento da história do perfil da audiência da televisão, caracterizada em termos de variáveis sócio-demográficas como classe social, idade, sexo e região geográfica, e (2) estudo das concepções que orientam as definições destas variáveis relevantes e, no interior de cada uma, as preferências em termos de grupos pesquisados. Dando continuidade a pesquisas anteriores (ver Almeida, 2001, Hamburger, 1999 e Aidar, 2001), este trabalho pretende discutir as relações inusitadas que se estabelecem no Brasil entre o mercado consumidor (definido de maneira seletiva e discriminatória) e o universo de telespectadores (maior que o primeiro), com um olhar histórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)