Busca avançada
Ano de início
Entree

Lobo-marinho sul-americano, uma ou duas espécies? investigação do status taxonômico de Arctocephalus australis (Mammalia, Carnivora, Otariidae) para a definição de políticas internacionais de manejo e conservação da espécie

Processo: 07/58728-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 09 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:João Stenghel Morgante
Beneficiário:Larissa Rosa de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Sistemática   Lobo-marinho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arctocephalus Australis | Lobo-Marinho Sul-Americano | Mtdna | Sistematica | Taxonomia

Resumo

No presente estudo será abordada a problemática da definição do status taxonômico do lobo-marinho sul-americano, Arctocephalus australis (Zimmermann, 1783), uma espécie de ampla distribuição ao longo da costa América do sul, ocorrendo desde o Peru até o Brasil e extremamente caçada até 1991. Atualmente a espécie encontra-se listada no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), onde estão incluídas espécies não necessariamente ameaçadas, contudo seu comércio deve ser controlado a fim evitar que sua utilização seja incompatível com a sua sobrevivência. Apesar da ampla distribuição geográfica e da caça indiscriminada do lobo-marinho sul-americano, raros foram os estudos que buscaram avaliar as possíveis diferenças populacionais e suas conseqüências para o manejo e conservação da espécie ao longo da América do Sul. Desta forma, a presente proposta pretende analisar múltiplos locos de marcadores moleculares de diversas populações de A. australis e comparar seus resultados com os morfológicos obtidos pela candidata à bolsa durante seu doutorado (Oliveira, 2004) a fim de definir o status taxonômico da espécie. Para tanto serão analisadas seqüências do DNA mitocondrial das regiões controladora e citocromo b oriundas de 111 amostras de tecido coletadas de 7 populações de A. australis e os seus resultados serão comparados com os obtidos previamente por Oliveira (2004) para 7 loci polimórficos de microssatélites. Também será investigada a existência de gargalos genéticos recentes através do teste de sinal de excesso de heterozígosidade nestes mesmos locos de microssatélites. Por fim a partir destes resultados será discutido o grau de subdivisão populacional existente em A. australis assim como suas conseqüências para a determinação de... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA DE OLIVEIRA, LARISSA; LOIZAGA DE CASTRO, ROCIO; CARDENAS-ALAYZA, SUSANA; BONATTO, SANDRO LUIS. Conservation genetics of South American aquatic mammals: an overview of gene diversity, population structure, phylogeography, non-invasive methods and forensics. MAMMAL REVIEW, v. 42, n. 4, p. 275-303, . (07/58728-9)
DE OLIVEIRA, LARISSA ROSA; MEYER, DIOGO; HOFFMAN, JOSEPH; MAJLUF, PATRICIA; MORGANTE, JOAO S.. Evidence of a genetic bottleneck in an El Nino affected population of South American fur seals, Arctocephalus australis. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 89, n. 8, p. 1717-1725, . (07/58728-9)