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Relações de gênero na sala de aula: sexismo e cotidiano escolar

Processo: 02/10329-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Ana Cristina Nassif Soares
Beneficiário:Gisele Cristiane de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Relações de gênero   Sexismo   Ideologia

Resumo

As relações de gênero foram construídas socialmente por meio de um complexo processo de naturalização de significados que vão muito além do fator biológico. A categoria gênero não existe sozinha, mas evolui em interação com o modo de produção, fazendo parte da ideologia dominante da sociedade. Apesar das conquistas femininas, a ideologia sexista conserva-se no imaginário sociocultural, sendo reproduzida na sociedade por vários meios, sendo um deles a educação escolar. A escola forma intelectual e socialmente os indivíduos, mas como veículo reprodutor das idéias dominantes acaba por impor significados que fazem parte de ideologias como a sexista. Desse modo, este projeto tomou como objeto de pesquisa, por entender sua relevância, o estudo das relações de gênero na sala de aula, para compreender como os métodos de ensino-aprendizagem, na prática educativa, (re)produzem as ideologias de gênero. (AU)

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