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Ontogênese da Teoria da Mente e representação gráfica de conteúdos mentais

Processo: 99/12675-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Cláudia Fernanda Rodriguez
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição   Consciência (personalidade)   Desenvolvimento infantil   Teoria da mente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognicao | Consciencia | Desenvolvimento Infantil | Representacao Mental | Teoria Da Mente

Resumo

O projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a ontogênese da Teoria da Mente (atribuição de conteúdos mentais a outros indivíduos) em crianças e adolescentes de 3 a 13 anos, através do uso de representações gráficas convencionais destes conteúdos (balões de pensamento). Além de testar a ferramenta em si (compreensão da representação), esta será utilizada para estudar dois indicadores importantes de diferentes estágios no desenvolvimento da Teoria da Mente: a compreensão de "falsas crenças" (conteúdos mentais conflitantes entre si ou com a realidade) e de ordens mais complexas de aninhamento hierárquico das representações (pensamentos sobre pensamentos). Os dois experimentos propostos abordam a questão de formas complementares, pela avaliação da compreensão de estímulos (ilustrações) apresentados aos sujeitos (subprojeto 1) e pela análise de representações gráficas produzidas pelos sujeitos (crianças e um grupo controle de adultos) a partir de estímulos verbais análogos às ilustrações utilizadas no primeiro experimento (subprojeto 2). (AU)

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