Busca avançada
Ano de início
Entree

Educacao fisica na escola: aproximacoes com a questao da linguagem.

Processo: 01/11049-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Suraya Cristina Darido
Beneficiário:Maria Fernanda Telo Ladeira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Fisica Escolar | Ensino Medio | Linguagem Nao Verbal | Pcns

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que têm como função subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos Estados e Municípios, para o Ensino Médio classificaram a Educação Física na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, juntamente com outras disciplinas, como, por exemplo, Língua Portuguesa. As linguagens podem ser definidas como instrumentos de conhecimento e construção de mundo. A comunicação humana é tanto um fenômeno quanto uma função social. O objetivo do presente estudo é investigar as possibilidades da Educação Física enquanto linguagem. Além disso, procurar-se-á analisar os desdobramentos desta investigação no campo da Educação Física no Ensino Médio. Para investigar as possibilidades de compreensão da Educação Física enquanto linguagem será realizada uma revisão da literatura nas seguintes temáticas: linguagem, linguagem não-verbal e Educação Física Escolar. Além disto, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores especialistas da área, que em seus textos abordaram alguma questão básica sobre linguagem, ainda que não diretamente relacionada à Educação Física Escolar. Alguns estudos revelam que as relações interpessoais são mais influenciadas pela comunicação não-verbal, sendo mais exatos e fidedignos que as palavras. Uma melhor compreensão e utilização das formas de expressão, como gestos e movimentos, seus significados, suas técnicas e táticas: é esperado do aluno do Ensino Médio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)