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Caracterização de danos por fadiga pós-impacto repetitivo em laminas compostos convencionais da indústria aeronáutica

Processo: 03/00057-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Waldek Wladimir Bose Filho
Beneficiário:Leandro Iezzi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga dos materiais   Resistência dos materiais   Avaliação de impacto   Ensaios mecânicos

Resumo

O presente estudo objetiva a definição de parâmetros de severidade de danos introduzidos por fadiga pós-impacto repetitivo em materiais compostos (compósitos) convencionais (carbono-epoxy) utilizados na indústria aeronáutica brasileira. Tais parâmetros constituirão importantes subsídios para, por exemplo, a certificação de resistência e tolerância a danos de estruturas do sistema de controle (flaps, ailerons, estabilizadores, lemes, etc.) e fuselagem/carenagem de aeronaves comerciais e militares. Os parâmetros de severidade de danos serão obtidos por intermédio da análise visual (microscopias óptica e eletrônica de varredura), através de ensaios não destrutivos (ultrasom), bem com via ensaios mecânicos convencionais (flexão em 3 pontos). (AU)

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