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O gênero (feminino) e o gênero do romance (Bildungsroman) em The Secret Life of Bees, de Sue Monk Kidd

Processo: 10/15203-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Ceneviva Nigro
Beneficiário:Juliane Camila Chatagnier
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura norte-americana   Personagens   Gêneros (grupos sociais)   Identidade de gênero   Romance de formação   Feminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bildungsroman feminino | crítica feminista | Gênero | Identidade | Sue Monk Kidd | The Secret Life of Bees | Literatura Norte-Americana

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o romance contemporâneo The Secret Life of Bees (2002), da autora Sue Monk Kidd, com o intuito de enquadrá-lo no gênero conhecido como Bildungsroman, ou romance de formação. Para tanto, será necessário discutir, primeiramente, como se dá a formação da personagem principal do romance, Lily, e, também, qual é a trajetória percorrida pela protagonista ao longo do romance, pois a construção identitária está diretamente ligada à jornada que a adolescente faz em busca de si mesma. Ao analisar a forma como a identidade de Lily é construída, torna-se necessário estudar a questão do gênero feminino, tendo em vista que a autora insere, na obra, uma comunidade de mulheres, que têm histórias de vida diferentes, e que podem contribuir, também, para a formação da identidade da protagonista. É pertinente ressaltar que não se pretende analisar a construção da identidade entendida como "idêntica", mas sim a identidade construída em meio a outras diferentes, ou seja, entre alteridades. Por fim, todo o conteúdo exposto será estudado com base em teorias da "modernidade" (mencionadas abaixo), considerando que se trata de um romance contemporâneo, que traz problemas vivenciados por mulheres na segunda metade do século XX. Como arcabouço teórico, os trabalhos de Hall (2006) Giddens (2002) e Bauman (2001), que embasam os estudos sobre a construção da identidade na "modernidade"; as obras de Pinto (1990) e Maas (2000), que colaboram para a compreensão do que é um Bildungsroman e da diferenciação entre o romance de formação tradicional e o feminino; a teoria de Butler (1990), que contribui para a formulação da questão do gênero feminino no romance, entre outras que se fizerem necessárias ao longo da pesquisa serão utilizadas. (AU)

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