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Sobre formas de estudar e de aprender de alunos Prouni: a postura epistemológica e a percepção de autoria

Processo: 08/53061-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luiz Percival Leme Britto
Beneficiário:Katlin Cristina de Castilho
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Programas e projetos educacionais   Programa Universidade para Todos (PROUNI)   Conhecimento   Autoria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno Prouni | Autoria | Conhecimento | Educacao Superior | Formas De Aprender E Estudar | Ies Periferica

Resumo

A Educação Superior, em função das determinações do modo de funcionamento do mercado, tem se caracterizado pela propagação intensiva de um tipo de conhecimento pragmático e um modelo de ensino de caráter instrumental e normativo, contrapondo-se à concepção clássica de universidade como lugar de produção intelectual de conhecimento novo, em que predomina o aspecto investigativo e crítico. Tratamos, neste trabalho, de estabelecer uma concepção de formação intelectual e de estudo que não se limite é simples adequação às demandas imediatas estabelecidas pelo mercado. O objetivo é identificar e compreender os modos como estudantes universitários bolsistas PROUNI de IES periférica (IES periférica implica o tipo de instituição e o lugar relativo que ocupa no campo da Educação Superior) compreendem e se relacionam com o conhecimento, principalmente no que tange à percepção de mundo e à noção de autoria, bem como aos efeitos que a interpretação deste conceito tem nas formas como estudam. Para melhor inquirir sobre aspectos relacionados à formação intelectual e acadêmica de nível universitário, este trabalho se insere no projeto de pesquisa 'Cultura escrita e formação universitária" e se articula com outras duas propostas de investigação de iniciação científica, as quais analisam a constituição de acervos pessoais como suporte de estudo e de trabalho e as formas de estudo em grupo e seus efeitos na produção e aquisição de conhecimento. O trabalho que aqui se apresenta é a continuidade do projeto de pesquisa "Conhecimento e formação na universidade periférica: noções e relação com os conceitos de verdade e de autoria de alunos de pedagogia", apoiado pelo Programa de Iniciação Científica (PROBIC) da Universidade de Sorocaba (UNISO), no período de agosto de 2007 a junho de 2008, sob a orientação do Prof. Dr. Luis Percival Leme Britto. (AU)

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