Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da alteracao da imunorreatividade do fator fibroblastico basico nos astrocitos do sistema nervoso central apos a seccao da piramide bulbar.

Processo: 95/01335-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1995
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1996
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Gerson Chadi
Beneficiário:Ronaldo Luis da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Astrócitos   Plasticidade neuronal   Fatores de crescimento neural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Astrocito | Basic Fibroblast Growth Factor | Fatores Neurotroficos | Imunohistoquimica | Lesao Sistema Nervoso Centrla | Plasticidade Neural

Resumo

Ratos jovens terão as fibras do tracto córtico-espinhal seccionadas ao nível da pirâmide bulbar com o auxílio de um aparelho estereotáxico. O curso temporal e espacial da ativação dos astrócitos e da expressão do fator neurotrófico fibroblástico básico (bFGF) nessas células gliais será estudado através de métodos imunohistoquímicos. Os astrócitos serão abordados pela imunorreatividade ao GFAP. As alterações na imunorreatividade do bFGF serão observadas nos astrócitos do sistema nervoso central empregando-se técnicas de imunomarcação simultânea de antígenos. As marcações simultâneas são conseguidas com o emprego dos métodos da imunofluorescência de 2 cores e da imunoperoxidase dupla com diferentes cromógenos. A extensão do comprometimento neuronal será avaliada pela imunorreatividade ao neurofilamento. As áreas de projeções corticais, as áreas de aferências na medula espinhal e as áreas relacionadas ao sistema extrapiramidal serão avaliadas. O estudo das alterações na imunorreatividade do bFGF nos astrócitos, induzidas pela lesão do tracto córtico-espinhal, empregando-se as técnicas de dupla marcação, dará informações sobre os mecanismos tróficos parácrinos no sistema nervoso lesado. O projeto poderá contribuir para a interpretação dos fenômenos degenerativos/regenerativos que se seguem à lesão do sistema nervoso central. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)