Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de variabilidade genetica entre populacoes de "oncidium flexuosum" (orchidaceae) com uso de marcadores morfometricos e isoenzimaticos.

Processo: 02/12917-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:João Manoel Sanseverino Vergani Galera
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Isoenzimas   População   Morfometria   Orchidaceae   Variação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Isoenzimas | Morfometria | Orchidaceae | Populacoes | Variabilidade Genetica

Resumo

Este estudo tem como objetivos avaliar o padrão de variabilidade genética de populações de Oncidium flexuosum de diferentes regiões do Brasil, a partir da análise morfométrica de caracteres florais e da análise de isoenzimas, bem como correlacionar as diferenças observadas com os respectivos locais de origem e sugerir hipóteses com relação à origem evolutiva dessas populações. Numa primeira parte do trabalho será estudada a variabilidade genética de nove populações de O. flexuosum, através da análise morfométrica de seus componentes florais. Serão considerados onze caracteres morfológicos obtidos através de fichas florais ("vouchers") do herbário ESA (ESALQ/USP), além dos dados de altitude e data de florescimento. Serão empregados métodos estatísticos univariados e multivariados de comparações entre esses caracteres morfométricos e, a partir desses resultados, avaliar o grau de variabilidade entre as diferentes populações e entre indivíduos de uma mesma população. Numa segunda etapa, serão estudadas populações desta espécie com uso de marcadores isoenzimáticos, em gel de poliacrilamida. Serão utilizadas plantas pertencentes ao Orquidário "Professor Paulo Sodero Martins", do Departamento de Genética da ESALQ/USP, e plantas do Orquidário do Estado, pertencente à coleção do Instituto de Botânica, em São Paulo. Serão obtidos parâmetros de diversidade genética e utilizada a estatística multivariada para estudos intra- e interpopulacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)