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Residuos solidos e trabalhos de campo na floresta estadual edmundo navarro de andrade - rio claro (feena-rc).

Processo: 05/58969-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo de Carvalho
Beneficiário:Livia Caruso Parizotto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Residuos Solidos | Trabalhos De Campo

Resumo

O atual estilo de desenvolvimento das sociedades contemporâneas, caracterizado pela produção e consumo excessivo, vem causando a degradação dos sistemas naturais que sustentam a vida no planeta. O acúmulo e a disposição inadequada dos resíduos sólidos além de vistos como sérios problemas ambientais têm sido indicados como de grande potencial para desenvolvimento de projetos de educação ambiental. Sendo assim, e considerando também as possibilidades dos trabalhos de campo, o presente projeto tem como objetivos principais: (1) identificar ambientes, espaços e situações significativas em atividades escolares desenvolvidas na FEENA, ou em espaços similares, que permitam explorar e desenvolver atividades de educação ambiental relacionadas com resíduos sólidos; (2) identificar objetivos, conteúdos e modalidades didáticas que poderiam ser propostos para se trabalhar o tema resíduos sólidos em atividades de campo em hortos florestais; (3) selecionar e elaborar material didático para serem utilizados no desenvolvimento de tais atividades. Para tal, parece-nos que as abordagens qualitativas são as mais apropriadas para o desenvolvimento da pesquisa. Os dados serão coletados a partir do acompanhamento das atividades de campo com escolares que vêm sendo realizadas em uma Unidade de Conservação por meio de observação sistemática dos posicionamentos e atitudes de alunos e professores durante estas atividades, com vistas à seleção e elaboração de material didático. (AU)

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