Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo ultra-estrutural externo de larvas, pupas, aparelho reprodutor e pernas de diptera e coleoptera de importancia forense.

Processo: 08/55004-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 16 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Flavio Henrique Caetano
Beneficiário:Leonardo Gomes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia   Manuais   Entomologia   Diptera   Coleoptera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleoptera | Diptera | Entomologia | Manual | Microscopia | Ultra-Morfologia

Resumo

As carcaças de vertebrados consistem em uma excelente fonte de recursos para diversas comunidades de insetos e além dessa importância ecológica na decomposição, tais insetos representam uma importante ferramenta nas investigações criminais. Através da identificação principalmente dos adultos e do ciclo de vida dos insetos é possível estimar o intervalo pós-morte (IPM) de um cadáver. Porém, uma das grandes dificuldades nesse sentido é coletar os insetos na carcaça em decomposição na fase adulta. Isto porque no cadáver em decomposição são encontrados, na sua grande maioria, os estágios iniciais de desenvolvimento do inseto (ovos, larvas, pupas), uma vez que os adultos desses insetos vão ao cadáver para se alimentar e, principalmente, para ovipositar, não permanecendo o tempo além do necessário para estas atividades. Outro fator é que grande parte do ciclo destes insetos se desenvolve nas carcaças. Uma das soluções para essa dificuldade é identificar os insetos nos estágios juvenis, por meio de chaves de identificação (algo escasso na literatura) ou através de outras metodologias (biologia molecular e celular). Dentre essas metodologias, a mais utilizada atualmente como auxiliar na identificação, principalmente dos estágios juvenis dos insetos, é a microscopia eletrônica de varredura (MEV). Apesar dessa técnica já estar sendo utilizada para identificar ovos e adultos, ou partes do corpo, desses insetos de importância forense, pouco tem sido feito para os estágios larvais, pupas, bem como para seu aparelho reprodutor externo e as pernas de adultos. Assim, o objetivo desse projeto é coletar dípteros e coleópteros em carcaças em decomposição no Campus da UNESP - Rio Claro, SP e em canaviais da região de Ipeúna, SP e analisar as fases de larvas e pupas desses insetos, a estrutura externa do aparelho reprodutor masculino e feminino e as pernas dos adultos em microscópio eletrônico de varredura. Além disso, o objetivo é comparar com alguns estudos já feitos em campo aberto nessa região e montar um manual de identificação de dípteros e coleópteros de importância forense através de seus estágios larvais e pupais, bem como através das porções externas de seus aparelhos reprodutores e pernas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)