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O trabalho do professor na sala regular e na sala de reforço: as relações entre trabalho real e planejamento pedagógico

Processo: 10/07999-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Maísa Alves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:sala de reforço | sucesso e fracasso escolar | Trabalho Docente | Formação de professores

Resumo

O presente projeto busca compreender as condições e as peculiaridades do trabalho do professor no contexto da sala de aula regular e da sala de reforço, considerando aspectos do desenvolvimento da criança dentro do ambiente escolar e da organização do trabalho pedagógico. Para tanto, retoma as discussões acerca da "produção do fracasso escolar" (Patto, 1996; Proença, 2002; Sawaya, 2002) de forma articulada à questão do "ensino como trabalho" (Bronckart, 2004; Machado, 2004), com o objetivo de compreender as relações entre as prescrições presentes nos documentos oficiais que tratam das salas de reforço, o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, as expectativas dos professores e os processos de encaminhamento dos alunos para a sala de reforço e de retorno para a sala regular. A coleta dos dados empíricos será realizada através de procedimentos de observação e entrevista junto aos alunos (por volta de 30 alunos na faixa etária de 8/9 anos) e dois professores - da sala do 3º ano do ensino fundamental e da sala de reforço para a qual são encaminhados os alunos desta mesma sala, em uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino no município de Ribeirão Preto, além da análise dos documentos oficiais que propõem o funcionamento da sala de reforço. Após a transcrição e seleção dos dados, a análise buscará explicitar as articulações entre as prescrições presentes nos documentos oficiais que tratam das salas de reforço, o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, as expectativas dos professores e os processos de encaminhamento dos alunos para a sala de reforço e de retorno para a sala regular, tendo em vista o processo de produção do sucesso e fracasso escolar.

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