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Furo jornalistico: o discurso e o circuito da novidade na folha e no estado.

Processo: 06/05721-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Soares
Beneficiário:Flávia Souza de Siqueira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exclusividade | Furo | Noticiabilidade | Novidade | Teoria do Jornalismo

Resumo

A busca pelo furo jornalístico, sinônimo de “informação exclusiva”, está inserida na rotina da produção noticiosa. Visto sob outro ângulo, esse princípio implica também na corrida por não se deixar furar. Com isso, ao mesmo tempo em que abre espaço para a novidade, a competição pelo furo contribui para a homogeneização do conteúdo de veículos que disputam uma mesma parcela do mercado jornalístico. Para esta análise, trabalharemos com os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, numa tentativa de identificar os “caminhos” da novidade nesses dois veículos concorrentes – procurando verificar se há de fato, e sob quais parâmetros, uma passagem da novidade para a homogeneização – e os discursos utilizados para mencionar um furo dado pelo concorrente e para indicar, ao leitor, a obtenção de informações exclusivas.

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