Busca avançada
Ano de início
Entree

Preservacao de urediniosporos de puccinia melanocephala, agente causal de ferrugem em cana-de-acucar.

Processo: 04/07990-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Nelson Sidnei Massola Júnior
Beneficiário:Ely Oliveira Garcia
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Preservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferrugem De Cana-De-Acucar | Preservacao | Puccinia Melanocephala | Teste De Infectividade

Resumo

O cana-de-açúcar é a espécie da família Poaceae de maior importância econômica para o Brasil. A ferrugem é uma das suas principais doenças, onde o melhor controle é a substituição por variedades resistentes. Porém, para o desenvolvimento destas variedades, se fazem necessárias inoculações controladas de grande número de genótipos, durante o processo de seleção. Como a ferrugem é uma doença que apresenta sazonalidade na manifestação de sintomas, com picos de incidências nos meses de junho e agosto e de novembro e janeiro, nem sempre é possível conseguir quantidades adequadas de esporos para realizar essas inoculações. A preservação dos esporos em condições ambientes ou em geladeira tem se mostrado inadequada, pois os mesmos perdem a viabilidade com muita rapidez, tornando-se impróprios para os testes. Dessa forma, torna-se necessário desenvolver uma metodologia para preservar os esporos por períodos relativamente prolongados, mantendo suas características de patogenicidade. Dessa forma, esporos coletados a partir de plantas infectadas naturalmente serão preservados em diferentes condições de desidratação e temperatura. Periodicamente, uma amostra será analisada quanto à viabilidade, pelos métodos da germinação em ágar e da infectividade em segmento de folha, adaptando-se a metodologia descrita por Browder (1964) para a ferrugem do trigo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELY O. GARCIA; MARCOS V. CASAGRANDE; ALEJANDRO M. RAGO; NELSON S. MASSOLA JR.. Método para inoculação de ferrugem da cana-de-açúcar em segmentos de folhas. Fitopatologia Brasileira, v. 32, n. 3, p. 253-256, . (04/07990-7)