Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao entre o padrao morfologico das lesoes encefalicas de caes com cinomose e a atividade das metaloproteinases -2 (mmp-2) e (mmp-9) no liquor e tecido nervoso

Processo: 09/51382-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Gisele Fabrino Machado
Beneficiário:Daniela Soares Migliolo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Microglia   Metaloproteinases   Linfócitos   Cinomose   Cães   Astrócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Astrocitos | Cao | Cinomose | Linfocitos | Metaloproteinase | Microglia

Resumo

Uma vez que a cinomose se caracteriza pela estimulação crônica do sistema imunológico, com envolvimento de células T e Células B ativadas, podemos supor que a manutenção da permeabilidade da barreira hematoencefálica esteja prejudicada. O tropismo do vírus por células epiteliais e o fato de partículas virais serem detectadas precocemente no líqüor dos cães confirmam a utilização do plexo coróide como porta de entrada pelo vírus. Uma vez no líqüor, vírus e células inflamatórias podem migrar através da barreira líqüor-encefálica atingindo o parênquima encefálico. Com objetivo de investigar os mecanismos envolvidos tna inflamação e desmielinização características da doença, propomos a investigação, através de zimografia, da participação de metaloproteinases (MMP-2 e MMP-9) na alteração da permeabilidade da barreira e, portanto na permissividade da migração celular para o parênquima encefálico através da barreira líqüor-encefálica. Para caracterização morfológica, as lesões serão analisadas em cortes corados com Hematoxilina-Eosina e em cortes submetidos à imunoistoquímica para detecção e caracterização morfológica de astrócitos e micróglia e detecção de células CD79 (linfócitos B) e CD3 (linfócitos T). O resultado da comparação entre as MMP-s detectadas no líqüor dos cães normais com aquelas detectadas no tecido nevoso cães com cinomose, junto com a avaliação da severidade das lesões poderá ser utilizado como prognóstico para os cães em tratamento cinomose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, GISELE F.; MELO, GUILHERME D.; SOUZA, MILENA S.; MACHADO, ANDRESSA A.; MIGLIOLO, DANIELA S.; MORAES, OLIVIA C.; NUNES, CARIS M.; RIBEIRO, ERICA S.. Zymographic patterns of MMP-2 and MMP-9 in the CSF and cerebellum of dogs with subacute distemper leukoencephalitis. VETERINARY IMMUNOLOGY AND IMMUNOPATHOLOGY, v. 154, n. 1-2, p. 68-74, . (09/51383-1, 08/57637-2, 09/51382-5)