Busca avançada
Ano de início
Entree

EXPRESSÃO DAS METALOPROTEINASE-2 E METALOPROTEINASE-9 NO LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO E SORO DE CÃES (Canis familiaris) NATURALMENTE INFECTADOS PELO VÍRUS DA CINOMOSE.

Processo: 12/05019-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Márcia Ferreira da Rosa Sobreira
Beneficiário:Caroline Godoi Aoki
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Encefalite viral   Patologia clínica

Resumo

A cinomose canina é uma importante afecção contagiosa, com elevada taxa de letalidade e comprometimento multissistêmico, incluindo o sistema nervoso central. A leucoencefalite desmielinizante é a principal alteração neuropatológica observada, sendo sua patogênese pouco conhecida. A quebra da barreira hematoencefálica (BHE) com penetração viral e infiltração leucocitária são aspectos cruciais no desenvolvimento da encefalite desmielinizante. Em seres humanos e animais com alterações semelhantes, as metaloproteinases da matriz (MMPs), principalmente 2 e 9, vem sendo apontadas como os agentes desestruturantes da integridade da BHE. Assim, a fim de se estabelecer o envolvimento das MMPs 2 e 9 na quebra da BHE de cães com cinomose em fase neurológica, o presente estudo tem como escopo principal determinar a expressão de tais enzimas, através da técnica de zimografia, no soro e no liquor de cães hígidos (G1, n=10) e cães com cinomose na fase neurológica (G2, n=10). Além disso, serão determinados os parâmetros bioquímicos e citológicos do liquor para a obtenção de maiores informações acerca da integridade da BHE.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AOKI, Caroline Godoi. Metaloproteinases de matriz 2 e 9 no líquido cefalorraquidiano e soro de cães naturalmente infectados pelo vírus da cinomose. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.