Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomembrana de látex natural da seringueira Hevea brasiliensis e hipersensibilidade

Processo: 04/10409-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marco Andrey Cipriani Frade
Beneficiário:Eduardo Lopez Mazzucato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Látex   Seringueira   Hipersensibilidade   Imunoglobulinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomembrana | Hipersensibilidade | Ige | Imunogolbulinas | Latex

Resumo

No último século, o látex natural da seringueira Hevea brasiliensis tornou-se um material de muita utilidade na área de saúde, aumentando o potencial de desencadear reações de hipersensibilidade tipos I e IV, gerando um transtorno em saúde pública e profissional. A biomembrana de latex (BML) vem sendo utilizada por suas propriedades desbridante e angiogênica, acelerando o processo de cicatrização de úlceras cutâneas. O referido projeto visa avaliar a ocorrência de hipersensibilidade tipo IV ao látex natural (BML) entre os voluntários de baixa e alta exposição profissional ao látex(Grupos I e II respectivamente) através do teste de contato (Patch test), utilizando os alergenos (DPCP2%, luva cirúrgica, BML, cabamix e um - trole negativo) e comparar com a ocorrência entre os usuários da BML como curativo, buscando os fatores de risco para hipersensibilidade imediata (Tipo I) ao látex entre os já usuários da BML (Grupo Usuário) atendidos no ambulatório de úlceras neurovasculares. Associadamente, avaliar-se-á a freqüência de hipersensibilidade tipo I ao látex natural específico entre os usuários da BML como curativo além de verificar a imunologia quanto a formação destes anticorpos entre os pacientes iniciais e com 90 dias de tratamento (Grupo Casos Novos), por ELISA IgE total e específica. Enfim, o trabalho busca os fatores de risco mais relacionados a esta população, além de avaliar a segurança do uso da BML na prática médica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO ANDREY CIPRIANI FRADE; JOAQUIM COUTINHO NETTO; FERNANDA GUZZO GOMES; EDUARDO LOPEZ MAZZUCATO; THIAGO ANTÔNIO MORETTI DE ANDRADE; NORMA TIRABOSCHI FOSS. Curativo de biomembrana vegetal e hipersensibilidade. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, v. 86, n. 5, p. 885-891, . (04/10409-4)