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Extracao semi-automatica de rodovias combinando o principio de bordas anti-paralelas com um novo modelo de correlacao da superficie intensidade.

Processo: 00/12651-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Aluir Porfírio Dal Poz
Beneficiário:Marco Aurélio Oliveira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Visão computacional   Extração de feições   Automação   Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Automacao | Bordas Anti-Paralelas | Extracao De Feicoes | Rodovias | Visao Computacional

Resumo

Nesta pesquisa são propostas algumas importantes melhorias num traçador semi-automático de rodovias, a partir de imagens de média e alta resoluções. Este método combina dois modelos, isto é, o de bordas e o da trajetória. Ambos modelos trabalham em cooperação, sendo que o de trajetória calcula uma posição aproximada de um ponto do eixo da rodovia, sendo em seguida refinada pelo modelo de bordas. Este procedimento vai sendo repetido ponto-a-ponto, até que toda a rodovia seja extraída. Neste método o processo de extração é inicializado por um operador que deve fornecer dois pontos bastante próximos, além da largura aproximada da rodovia. Objetivando a continuidade ao desenvolvimento desse método de extração, alguns aperfeiçoamentos estão sendo propostos. A introdução de um template adaptativo (em contrapartida do atual, que possui dimensões fixas) à forma e à dimensão da rodovia é a distribuição de pontos sementes ao longo de toda rodovia produzirão alterações significativas no algoritmo original, tornando o método modificado muito mais eficiente do que a versão atual. O algoritmo modificado será avaliado experimentalmente usando dados sintéticos e reais. (AU)

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