Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinamica da vegetacao nativa de um fragmento urbano (bosque dos jequitibas, campinas-sp): estrutura fitossociologica do estrato arboreo.

Processo: 04/10487-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Roseli Buzanelli Torres
Beneficiário:José Ataliba Mantelli Aboin Gomes
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fitossociologia   Fragmentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrato Arboreo | Fitossociologia | Fragmentacao

Resumo

Campinas possui apenas 2,55% de vegetação nativa remanescente, distribuída em 197 fragmentos, cuja preservação é de grande importância para a conservação da biodiversidade do município. O Bosque dos Jequitibás, localizado na bacia do ribeirão das Anhumas e próximo ao centro da cidade, contém um dos fragmentos remanescentes de mata mesófila semidecídua submontana, com 2,7ha. Em estudo realizado entre 1976-1977, foram encontradas 1.826 árvores com diâmetro à altura do peito igual ou maior que 10cm. Uma nova avaliação da estrutura fitossociológica do estrato arbóreo, utilizando-se o mesmo critério de inclusão (DAP>/10cm), vem sendo desenvolvida na mesma área, para detectar as mudanças ocorridas nesse período de 27 anos, entre o primeiro estudo e o presente trabalho. Até o momento, metade da área foi re-amostrada, tendo-se encontrado: 1030 indivíduos, dos quais 79 estão mortos. Foram identificadas até o momento 37 famílias, 84 gêneros e 122 espécies, ou seja, ca. 79% das espécies encontradas no primeiro estudo. Os resultados parciais obtidos até o presente momento indicam perda de densidade (ca. 26% menor) e de diversidade, com o índice de diversidade H' de Shannon & Weaver decrescendo de 3,71 para 3,62. Pretende-se, deste modo, concluir os trabalhos de campo, com a amostragem do restante da área, para que se possa ter uma visão completa das alterações ocorridas no período, com o objetivo propormos estratégias de manejo para esse fragmento isolado na malha urbana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)