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Estudo de pavimentos de lajes com vigotas pre-moldadas: influencia de nervuras transversais nos momentos fletores.

Processo: 04/10059-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho
Beneficiário:Mario Luiz de Oliveira Medrano
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lajes Bidirecionais | Momentos Fletores | Nervuras Transversais | Pavimentos De Edificacoes | Vigotas Pre-Moldadas | Vigotas Trelicadas

Resumo

Estudos teóricos e experimentais de pavimentos de concreto têm sido realizados na UFSCar, em particular os de lajes pré-moldadas unidirecionais, que dispensam as fôrmas e equipamentos especiais, são de fácil manuseio, transporte e montagem. Essas nervuras têm comportamento essencialmente de viga, o que faz com que percam importantes vantagens que o comportamento de placa proporciona. Um comportamento intermediário pode ser conseguido com a capa superior, mas é limitado. Uma solução é a utilização de nervuras transversais, embora tornem a execução mais complexa. Essas nervuras têm influência em aspectos como na distribuição do carregamento nas vigas do contorno, nos deslocamentos transversais da laje e nos momentos fletores nas duas direções. O objetivo é estudar seu efeito nos momentos fletores na laje. Em lajes sem elas, o momento praticamente atua na direção das vigotas pré-moldadas, e pode ser calculado como o de vigas, e nas quadradas com nervuras iguais nas duas direções, a situação é quase de laje maciça quadrada (momentos iguais nessas duas direções); em função do tamanho dos vãos e do número de nervuras transversais, o comportamento se aproxima de uma ou de outra (viga ou placa). Outros fatores influenciam nos valores dos momentos, tais como fissuração dos elementos, espessura da capa em relação à altura das nervuras, deslocabilidade das vigas de apoio etc. Com exceção da fissuração, neste estudo esses fatores serão analisados. (AU)

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