Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantacao de um modelo para analise estrutural do nucleo funcional de umbilicais para a producao de petroleo em aguas ultra-profundas.

Processo: 03/11498-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Miguel Angel Buelta Martinez
Beneficiário:Paula Ferreira Lépore
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos analíticos   Métodos numéricos   Tubulações submarinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios Experimentais | Modelos Analiticos | Modelos Numericos | Producao De Petroleo Offshore | Tubulacoes Submarinas | Umbilicais

Resumo

Durante as duas últimas décadas, procurou-se incrementar a capacitação tecnológica para a produção de petróleo e gás em campos de até 2.000 m e consolidar a experiência operacional já existente. Uma análise mais cuidadosa deste cenário revela a necessidade do desenvolvimento de uma nova tecnologia para as tubulações submarinas, especificamente os umbilicais de controle. A conformação de sua seção transversal baseia-se no princípio de que um núcleo com componentes sensíveis, que deve ser protegido de ações externas por camadas concêntricas (plásticas e metálicas espiraladas). Os seus componentes podem ser mangueiras para comando hidráulico, cabos elétricos, ópticos e/ou linhas de injeção química. A avaliação da resistência deste núcleo funcional recai na análise da interação entre suas diversas camadas, de forma a estabelecer meios para seu correto dimensionamento, consideradas as condições críticas de operação e de instalação. Busca-se com este trabalho realizar uma boa avaliação destes parâmetros, o que traz uma maior segurança na escolha do tipo de umbilical para uma certa aplicação. Esta fase será implementada com a realização de ensaios experimentais e o desenvolvimento de uma nova ferramenta que unirá um pré-processador, um programa núcleo e um pós-processador que sejam específicos e eficientes para prever o comportamento do seu núcleo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)