Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia do tratamento cirurgico da doenca de refluxo gastroesofagico em prematuros durante a internacao na unidade neonatal.

Processo: 07/59253-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marques dos Santos Mezzacappa
Beneficiário:Gabriela Souza Scriptore
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A fundoplicatura para tratamento da DRGE é a terceira cirurgia mais realizada na faixa etária pediátrica. A despeito deste fato, encontram-se na literatura poucos dados sobre a freqüência e as indicações de cirurgia no período neonatal. Os objetivos deste estudo são conhecer a prevalência, a evolução, as complicações e as características clínicas dos RN submetidos a tratamento cirúrgico da DRGE, no Setor de Neonatologia do CAISM, num período de dez anos. Visa também identificar as indicações cirúrgicas, comparar possíveis diferenças clínicas e do exame de pHmetria dos RN com tratamento cirúrgico e clínico, e analisar a taxa de sucesso do procedimento cirúrgico. Trata-se de um estudo observacional descritivo retrospectivo, com componente analítico. Serão estudados todos os sujeitos identificados com DRGE no período de outubro de 1995 a outubro de 2007. Estima-se que 56% das 400 pHmetrias realizadas sejam positivas para DRGE, e que destes casos o número de sujeitos submetidos a intervenção cirúrgica seja de 30. As principais variáveis a serem analisadas são idade gestacional, sexo, Apgar, adequação do peso à idade gestacional, quadro clínico, indicação da cirurgia, complicações, remissão, resultados da pHmetria e doenças associadas. Será realizada uma análise descritiva de todas as variáveis. A comparação das variáveis categóricas entre os casos operados e não operados será realizada pelo teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher, e estabelecidos o? respectivos intervalos de confiança de 95%. Para a comparação das variáveis numéricas contínuas, com distribuição normal será usado o teste t de Student ou teste U de Mann-Whitney. Será aceito como significativo o valor de p<0,05, para prova unicaudal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)