Busca avançada
Ano de início
Entree

Informações sobre saúde passadas por telenovelas segundo mulheres que assistem a elas

Processo: 06/52111-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ellen Elizabeth Hardy
Beneficiário:Mariana Zapolla Luiz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mulheres   Telenovela   Saúde da mulher
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Merchandising Social | Mulher | Saude | Telenovela

Resumo

As telenovelas são um gênero televisivo que tem grande audiência no Brasil, especialmente entre as mulheres. Cada vez mais se populariza o uso do "merchandising social" em que são colocadas em discussão questões da realidade do País, incluindo as de saúde. Objetivo: identificar as informações sobre saúde que, segundo as mulheres, aparecem nas telenovelas e conhecer se elas aplicaram alguma dessas informações em seu cotidiano. Sujeitos e métodos: O estudo será qualitativo e descritivo. As mulheres serão selecionadas no Centro de Saúde II Dr. Edson Dutra Barros de Altinópolis, estado de São Paulo. Os dados serão obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, guiadas por um Roteiro Temático. As entrevistas serão gravadas com autorização das participantes. Análise dos dados: A análise será feita com auxílio do software The Ethnograph v. 5.0. Serão obedecidas as diretrizes das Resolução 196/96 e obtido o consentimento livre e esclarecido, assinado, das mulheres que aceitarem participar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)