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Educação especial: interfaces entre escola e família

Processo: 05/51558-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Beneficiário:Simone Catarina de Oliveira Rinaldo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Educação especial   Relação escola-família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Bioecologica | Desenvolvimento Humano | Educacao Especial | Relacao Familia Escola

Resumo

Pesquisas na Área de Educação Especial deram origem ao Grupo de pesquisa - Desenvolvimento e Educação no Contexto da Família e da Escola, que trata do estudo do desenvolvimento humano e do processo educacional de crianças com ou sem necessidades educacionais especiais no contexto familiar e escolar e suas inter-relações. Este projeto propõe uma continuidade ao estudo da relação família e escola. Abordar este universo de reflexões e análises permitirá à bolsista um conhecimento da realidade das relações família-escola, desmistificando as pré-concepções vigentes sobre cada um dos contextos como determinadoras do processo de desenvolvimento infantil e do desempenho acadêmico. A ênfase principal da pesquisa delineia uma investigação no âmbito familiar. Visitas e entrevistas serão feitas com os pais o que resultará num entendimento mais amplo da realidade em que vive a criança com necessidades educacionais especiais. O acompanhamento desta família proporcionará ao professor e até à escola compreender o que acontece com o aluno em sala de aula, mudando a visão que têm sobre o possível desinteresse pelas atividades escolares. A aliança entre pais e professores só tem a contribuir para o sucesso escolar da criança. Uma vez que a família não possui recursos emocionais, sociais, culturais e até mesmo econômicos para lidar com essa criança em destaque que são necessários para o desenvolvimento na escola, está por sua vez pode tentar suprir essas necessidades e prover experiências enriquecedoras para aprendizagens acadêmicas. (AU)

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