Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações diádicas entre crianças com atraso de desenvolvimento e seus familiares: um estudo descritivo

Processo: 01/11893-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Beneficiário:Renata Christian de Oliveira Pamplin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Relações familiares   Relações interpessoais   Deficiências do desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atraso De Desenvolvimento | Contexto Familiar | Educacao Especial | Interacao Social | Relacoes Familiares

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva analisar a relação entre crianças com atraso de desenvolvimento e seus familiares em situação de brinquedo no ambiente natural e verificar os padrões interativos das diferentes díades que compõem o contexto de desenvolvimento infantil. Os participantes serão quatro famílias de crianças com atraso de desenvolvimento. Os recursos metodológicos para a coleta de dados serão as entrevistas semi-estruturadas com os pais ou responsáveis, as observações dos subsistemas didáticos de cada família e as avaliações do desenvolvimento infantil. Os registros das situações lúdicas e as entrevistas serão feitos através de gravação. As propostas de análise dos dados deverão primeiramente sistematizar os resultados advindos de cada uma das metodologias empregadas e posteriormente serão inter-relacionados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)