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Identificacao de parametros de amortecimento em vigas com revestimentos viscoelasticos.

Processo: 04/15956-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Marcelo Areias Trindade
Beneficiário:Fabio Issao Sugita
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amortecimento De Vibracoes | Elementos Finitos | Materiais Viscoelasticos

Resumo

Tratamentos viscoelásticos têm sido largamente utilizados na indústria para o amortecimento de vibrações estruturais. Quando aplicada entre a estrutura e uma camada de restrição, a camada de material viscoelástico sofre deformações de cisalhamento. A energia de deformação no material viscoelástico é transformada em energia térmica e dissipada no ambiente. No entanto, o amortecimento resultante depende da temperatura e da frequência de excitação, fazendo com que a predição do comportamento dinâmico não seja trivial. Este trabalho visa estudar modelos de amortecimento viscoelástico, validar experimentalmente modelos elementos finitos já desenvolvidos e utilizar os modelos validados para identificação de parâmetros de amortecimento viscoelástico em vigas sanduíche. Para tal, os modelos elementos finitos existentes serão aplicados à modelagem de uma estrutura simples do tipo viga de alumínio/aço parcialmente revestida por um tratamento viscoelástico restrito. O modelo resultante será utilizado para realizar simulações numéricas das respostas no tempo e em freqüência da viga sanduíche quando submetida a excitações mecânicas concentradas. Os resultados experimentais serão obtidos através da montagem em laboratório e ensaio da vibração forçada de vigas sanduíches em situações simples do tipo livre-livre e engastada-livre. Os parâmetros de amortecimento do modelo de viga sanduíche serão ajustados através da comparação dos resultados numéricos e experimentais usando um algoritmo de otimização não-linear já implementado. (AU)

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