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Análise do processo de comercialização da mandioca tipo indústria no município de Tupã (SP)

Processo: 10/08159-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Giuliana Aparecida Santini Pigatto
Beneficiário:Carla Silveira Alves
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio   Comercialização   Mandioca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comercial | Comercialização | Mandioca | produtivo | tecnológico | Tupã | Agronegócio

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mandioca, sendo a produção no estado de São Paulo a sexta maior do país. No âmbito do estado, a região de Tupã é a 4ª maior produtora, obtendo um índice de crescimento de 737% na produção da mandioca para indústria no período de 2000 a 2008, com expansão de 618% em área plantada (IEA, 2009). Um crescimento tão expressivo na produção leva a reflexões sobre os aspectos da comercialização do produto, uma vez que essa atividade é desempenhada, em grande medida, por produtores de pequeno porte. Isso por que, a comercialização não deve ser compreendida somente como um ato de transferência do produto do local de produção ao local de consumo, mas sim, como um conjunto amplo de decisões a ser pensado já no momento em que o produtor decide o que produzir, como produzir, quanto produzir e para quem produzir.Assim, o objetivo geral da pesquisa é o de analisar o processo de comercialização da mandioca tipo indústria no município de Tupã, a partir de variáveis produtivas, tecnológicas e comerciais. No período de 2000 a 2008, o percentual de crescimento da produção da mandioca tipo indústria no município de Tupã superou o de todos os municípios do EDR, com um índice de 3.300%. Do ponto de vista metodológico, a análise prevê uma pesquisa bibliográfica acerca da cadeia produtiva da mandioca, assim como da teoria de Cadeias Produtivas, especificamente Comercialização Agrícola. A pesquisa possui caráter descritivo e qualitativo, uma vez que se pretende compreender os significados e as características situacionais apresentadas pelos entrevistados. O método utilizado para a investigação será o de pesquisa de campo, juntamente com o procedimento de amostragem.

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