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Contato com roda trilho e sua influencia na vida em servico de rodas ferroviarias.

Processo: 01/14538-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Beneficiário:Fernando Jose Bruni
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contato Roda-Trilho | Ferrovias | Tensoes De Hertz | Tensoes No Contato

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem como objetivo o estudo das teorias analíticas de contato entre corpos rolantes, afim de determinar as tensões e esforços desenvolvidos na região de contato, e o estudo das teorias de resistência no contato existentes, com o objetivo de verificar a segurança na aplicação das tensões calculadas anteriormente. Inicialmente será feito um estudo das teorias baseadas na Teoria de Contato de Hertz (contato hertziano) e posteriormente uma introdução ao contato não-hertziano, afim de determinar as formas de contato existentes e a magnitude dos esforços ali presentes (tensões superficiais e esforços tangenciais). A seguir, serão estudadas as tensões sub-superficiais devido ao contato entre dois corpos rolantes. Após os cálculos das tensões de contato, serão estudados os modelos de resistência de contato, enfocando o contato roda - trilho. Durante o projeto será desenvolvido um programa para o cálculo das tensões e esforços no contato mais relevantes para o caso roda - trilho. O resultado do trabalho será a implementação das principais teorias analíticas para avaliação da vida em serviço de rodas ferroviárias, aplicadas às condições das ferrovias nacionais. Embora esse trabalho possa ter dimensão de mestrado, parte dele será grandemente facilitada pelo desenvolvimento já feito pelo grupo de pesquisa, possibilitando que o trabalho possa ser abordado como iniciação científica. (AU)

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