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História e historiografia da educação sexual no Brasil: matrizes conceituais, abordagens institucionais hegemônicas e tendências atuais

Processo: 03/03673-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Edna Aparecida da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação sexual   Sexualidade   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Educacao Sexual | Etica | Filosofia | Historia | Sexualidade

Resumo

A Educação Sexual como tema de pesquisa em educação é muito rara e recente. Somente nos anos 1980 e 1990 é que encontramos obras e referências acadêmicas sobre o tema. A Educação Sexual no Brasil não conta com largo e adequado levantamento de sua historiografia. O presente projeto visa investigar a história e historiografia da educação sexual no Brasil. O estudo visa contribuir para as reflexões histórico-filosóficas acerca da Sexualidade Humana no campo da Educação e Formação de Professores destacando os aspectos econômicos, cultural, político e ético além das conformações antropológicas e psicológicas da significação da Sexualidade no mundo contemporâneo, através da educação sexual. Buscar-se-á o levantamento do "estado da arte" na produção teórica de autores como Cabral, Nunes, Vainfas, Priore, Mott, Ariés, Foucault, Highwater, Guimarães, Figueiró, sistematizando a trajetória contextual e histórica da educação e sexualidade no Brasil. Nossa intenção é, a partir destes levantamentos, destacar a evolução do conceito de educação sexual conforme a dinâmica institucional brasileira, num aporte histórico-filosófico da questão considerando o período pós 1930 até os dias atuais. Espera-se a construção de uma tipologia crítica dos modelos de discursos e abordagens institucionais dominantes para subsidiar a orientação sexual escolar. (AU)

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