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CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA ACERCA DO ENVELHECIMENTO HUMANO E DA PESSOA IDOSA: Contribuições para uma reflexão sobre a UNATI - Núcleo Local de Marília

Processo: 10/06449-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Candida Soares Del-Masso
Beneficiário:Valdenia Valentim Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:envelhecimento humano | Representação Social | terceira idade | unati | Envelhecimento Humano

Resumo

O crescimento da população idosa no Brasil é uma realidade que impõe um aumento de demandas nas áreas de prestação de serviços com atendimento qualificado a essa parcela da população. Para isso, é importante a formação de recursos humanos cientes dessa demanda, cabendo à universidade parte dessa responsabilidade, pois além de habilitar profissionais em suas competências técnico-científicas, deve capacitá-los quanto as atuais necessidades da sociedade. Nesse contexto, buscaremos investigar qual a representação social da velhice entre estudantes dos cursos de graduação, do período diurno, da UNESP/Marília para identificarmos como cada um dos cursos poderia contribuir com essa temática em sua grade curricular. É importante salientar que acadêmicos inseridos em diferentes contextos mediante estágios curriculares têm contato com a população idosa em diferentes condições de vida necessitando, muitas vezes, conhecimentos prévios que os auxiliarão na diferentes atividades práticas acadêmico-profissionais e nessa perspectiva, a educação é uma importante parceira na quebra de mitos e tabus acerca do envelhecimento humano, deixando de colocar a velhice apenas como um momento associado, muitas vezes, a doenças e a passividade, mas mostrando-a como espaço de maturidade, participação social e qualidade de vida. Para fins de coleta de dados será utilizados um questionário com questões abertas e fechadas com o objetivo de mapear o perfil dos entrevistados por meio de dados sociodemográficos e de investigar questões acerca da velhice e do processo de envelhecimento humano. A partir deste estudo esperamos identificar conceitos e representações sociais sobre esse tema sob o ponto de vista de alunos de graduação com vistas a introduzir um diálogo entre a representação social da velhice e o atual estado dos idosos favorecendo assim a formação de profissionais qualificados e em sintonia com essa parcela da sociedade. Além disso, pretendemos sugerir qual a contribuição que cada curso de graduação poderia oferecer para atender essa temática que hoje representa uma parcela significativa da sociedade.

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