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A Escola Paulista de Sociologia: condições institucionais e sociais da vida acadêmica desde 1954 até o final do regime de cátedra

Processo: 99/09517-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Brasilio João Sallum Junior
Beneficiário:Carolina Martins Pulici
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Institucionalização   Universidades   Sociabilidade   Sociólogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catedras | Ciencia | Institucionalizacao | Sociabilidade | Sociologia | Universidade

Resumo

A investigação pretende reconstituir as características da vida acadêmica que caracterizaram a "Escola Paulista de Sociologia". A análise focalizará principalmente dois aspectos complementares da vida acadêmica, o institucional e o das relações internas de sociabilidade. Em outras palavras, serão pesquisados os complexos de regras e normas de conduta institucionalizados na Universidade e os padrões concretos de sociabilidade existentes entre os agentes (professores, funcionários, alunos), seus mecanismos de integração social, de competição e de conflito. Ademais, serão focalizados os mecanismos de inserção mais ampla da "Escola", nas atividades editoriais, na política universitária. Será coberto o período que vai de 1954, data em que Florestan Fernandes assume a cadeira de Sociologia I até a incorporação das cátedras na estrutura departamental. Serão estudadas as cadeiras de Sociologia I e Sociologia II da USP. (AU)

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