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Estrategias interpretativas de obras contemporaneas para piano que envolvam grafismo.

Processo: 00/03771-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Edson Sekeff Zampronha
Beneficiário:Aline Romeiro Pereira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Interpretação musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grafismo | Interpretacao Musical | Notacao | Semiotica

Resumo

O grafismo teve um papel importante na constituição de um repertório que integra o conjunto das diferentes experimentações realizadas pela música contemporânea. Não se encontrou, até o momento, estudos que tratem dos princípios que guiem a interpretação de obras que sejam inteira ou quase inteiramente grafistas. O propósito da presente pesquisa é justamente estudar e elaborar estratégias interpretativas de tais obras, em particular para piano. Este estudo será feito utilizando-se como ferramenta teórica a semiótica de Charles S. Peirce por enfocar-se como signo tanto o universo visual da partitura quanto o universo sonoro da interpretação musical. Adota-se a hipótese de que é a estrutura do signo que torna possível a correlação entre o universo da partitura e o da interpretação musical. Portanto deverá ser de dentro da própria estrutura do signo que estas estratégias interpretativas deverão surgir. (AU)

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