Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das tecnicas do seminario de dramaturgia do teatro de arena: as tensoes entre forma dramatica e forma epica em "a revolucao na america do sul".

Processo: 08/52873-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Beneficiário:Nicole Alcebiades de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro épico   Georg Wilhelm Friedrich Hegel   Personagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bertolt Brecht | Hegel | Personagem | Seminario De Dramaturgia | Teatro De Arena | Teatro Epico

Resumo

Este projeto pretende estudar o Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, como ele se realizou, quais técnicas de dramaturgia eram predominantes e como ele foi fundamental para determinadas inovações na dramaturgia brasileira. O Seminário aconteceu no final da década de cinqüenta, e foi conduzido por Augusto Boal que havia estudado dramaturgia (principalmente o drama moderno) com John Gassner, na Universidade de Columbia. Aliado as técnicas nortes-americanas de dramaturgia, Boal e os outros participantes do Seminário tinham como base teórica os estudos filosóficos de Hegel. Posteriormente, o grupo se depara com a obra de Bertolt Brecht e seu pensamento sobre o teatro épico. Influenciado por essa nova forma dramatúrgica, Boal escreve a peça "A Revolução na América do Sul", que é inovadora na história do grupo, na medida em que apresenta uma forma épica. A peça tem como personagem principal a figura de José da Silva, um trabalhador miserável, desajustado o mundo e alienado da sua própria condição. A questão central é debater como e porquê se deu o aparecimento de um questionamento formal de ordem épica dentro do Seminário, buscando com isso analisar a estrutura e a linguagem de uma peça em que aparece uma personagem que se configura como um Zé Ninguém. A pesquisa pretende também verificar a influência das peças produzidas a partir do Seminário nos dias de hoje. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)