Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepcao olfativa de "atta sexdens" (hymenoptera: formicidae) a volateis de "eucalyptus sp." utilizando o metodo eletroantenografico (eag).

Processo: 01/07110-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:João Batista Fernandes
Beneficiário:Luciane Gomes Batista Pereira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Óleos essenciais   Eletroantenografia   Formigas cortadeiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atta Sexdens | Eletroantenografia | Formigas Cortadeiras | Oleo Essencial

Resumo

As formigas cortadeiras são consideradas pragas de áreas cultivadas, pastagens e florestas, principalmente de eucalipto. O objetivo desta pesquisa será desenvolver uma metodologia mais adequada para bioensaios em eletroantenografia utilizando antenas de Atta sexdens e analisar a seletividade e sensibilidade desta espécie aos voláteis de óleos essenciais de diferentes espécies de eucalipto, utilizando o método eletroantenográfico (EAG). A seletividade e sensibilidade de A. sexdens também será comparada com outra praga de grande importância, a Thyrinteina arnobia. Desta forma, este trabalho tem a intenção de fornecer subsídios para evitar os prejuízos causados por estas pragas. A pesquisa será realizada no Laboratório de Síntese de Produtos Naturais da UFSCar. As extrações dos compostos voláteis das folhas de Eucalyptus serão realizadas por arraste a vapor d'água. A análise dos óleos essenciais será feita por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas ao aparelho Shimadzu QP 5000. As antenas de operárias de A. sexdens e de T. arnobia serão testadas em um equipamento de eletroantenografia utilizando vários métodos de preparação, frente aos voláteis presentes nos óleos essenciais. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5 e 1% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)