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Transtorno afetivo bipolar: adesao ao medicamento e satisfacao com a equipe de saude e tratamento

Processo: 07/50864-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Adriana Inocenti Miasso
Beneficiário:Maristela Monteschi
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno bipolar   Satisfação do paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Satisfacao Do Paciente | Transtorno Bipolar

Resumo

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma condição crônica sendo o uso de medicamentos indispensável para controle da mesma. A não adesão do paciente ao medicamento ocasiona aumento de internações evitáveis e no custo dos cuidados de saúde. Pressupõe-se que a insatisfação com a equipe de saúde seja uma das possíveis causas de não adesão. Assim, os objetivos deste estudo são verificar a adesão de pessoas com TAB à terapêutica medicamentosa e comparar a satisfação daquelas, identificadas como aderentes e não aderentes, acerca da equipe de saúde que as assistem e da terapêutica medicamentosa instituída. Constarão da amostra todos os pacientes com TAB que tiverem sua consulta médica agendada em um Núcleo de Saúde Mental do interior paulista no período de um mês após início da coleta dos dados e que preencherem os critérios de inclusão do estudo. A coleta dos dados será realizada por meio de entrevista com aplicação do Teste de Morisky-Green e de um instrumento elaborado pela pesquisadora. Para análise dos dados será utilizada a abordagem quali-quantitativa. Os dados quantitativos serão analisados por meio da estatística descritiva. A análise dos dados qualitativos será embasada nos passos propostos por Minayo (1999). Este estudo permitirá um salto na implementação de estratégias de intervenção nos serviços de saúde direcionadas à utilização racional dos medicamentos por pessoas com TAB bem como à qualidade da assistência a essa clientela. (AU)

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