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Repensando a interdisciplinaridade no perfil docente dos cursos de graduação em Ciência da Informação das universidades públicas brasileiras

Processo: 09/15319-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Maria Cristiane Barbosa Galvão
Beneficiário:Aline Priscila Daura
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares   Escolas de biblioteconomia   Graduação   Universidade pública   Professores   Perfil profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Ciência Da Informação | Ensino de Graduação | Interdisciplinaridade | Perfil docente | Universidades públicas | Ensino de graduação

Resumo

Muito se discute sobre o ensino em Ciência da Informação, sobre o perfil discente e sobre os métodos de ensino para se chegar a esse perfil, elencando-se inclusive os principais conteúdos a serem trabalhados, mas não se privilegia a discussão sobre o perfil docente demandado pela área e por seus cursos de graduação. Considerando a escassez de estudos sobre o perfil docente no âmbito da Ciência da Informação no Brasil, o presente projeto tem por objetivos: 1 caracterizar o perfil do corpo docente dos cursos de graduação em ciência da informação, biblioteconomia e documentação das universidades públicas brasileiras; 2 compreender o conceito de interdisciplinaridade apresentado na literatura nacional e internacional e como ele se configura frente à formação de corpos docentes no ensino de graduação; 3 propor um quadro explicativo para a situação da interdisciplinaridade no campo da ciência da informação, com ênfase na discussão da formação de corpos docentes na área, no Brasil. Para atingir tais objetivos, apresenta-se opções metodológicas de caráter quantitativo e qualitativo, entre as quais: caracterização quantitativa e exaustiva do perfil dos docentes atuantes em cursos de biblioteconomia, documentação, museologia, arquivologia e ciência da informação no Brasil, a partir dos dados públicos disponíveis na Plataforma Lattes e nos sites institucionais dos referidos cursos, quanto à formação em nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado); revisão de literatura seletiva referente ao conceito de interdisciplinaridade, sobretudo, voltado ao ensino de graduação e a formação de corpos docentes, em bases de dados de relevância acadêmica; sistematização dos conceitos sobre o termo interdisciplinaridade encontrados na literatura especializada, buscando uma harmonização entre as diferentes abordagens para nortear as discussões sobre formação de corpos docentes interdisciplinares no contexto da ciência da informação; elaboração de um quadro síntese sobre a situação da interdisciplinaridade e o perfil docente no contexto da ciência da informação, no Brasil. (AU)

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