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Metodologia participativa na interface educação, meio ambiente e saúde: análise de estudos desenvolvidos em universidades públicas paulistas

Processo: 10/13839-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Renata Ferraz de Toledo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Meio Ambiente | metodologia participativa | Participação Popular | pesquisa-ação | Saúde | Metodologias Participativas em Educação

Resumo

As metodologias de pesquisa pautadas pela dinâmica participativa vêm sendo cada vez mais desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento por possibilitar a participação ativa dos grupos sociais no processo de tomada de decisões. Dentre as metodologias participativas esta pesquisa destaca a pesquisa-ação, por caracterizar-se não apenas pela participação direta de representantes de determinada situação problematizadora, mas também pela realização de intervenções sociais orientadas para a resolução desses problemas ao longo do seu desenvolvimento. Assim, o presente estudo objetiva analisar a metodologia da pesquisa-ação quanto aos seus fundamentos teóricos e sua aplicação nas áreas de interface entre educação, meio ambiente e saúde nos estudos desenvolvidos nas universidades públicas paulistas. Inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica em publicações nacionais e internacionais, será realizada uma síntese analítica sobre seus fundamentos teóricos e principais correntes. Em seguida, utilizando-se de revisão sistemática se procederá a uma investigação acerca de trabalhos desenvolvidos na interface das áreas da educação, meio ambiente e saúde que adotaram a pesquisa-ação como metodologia e, de forma complementar, serão realizadas algumas entrevistas com estes pesquisadores. Espera-se com este estudo aprimorar conhecimentos sobre a pesquisa-ação e subsidiar novas reflexões sobre o tema para fortalecer e consolidar essa linha de pensamento e de enfrentamento dos problemas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA FERRAZ DE TOLEDO; LEANDRO LUIZ GIATTI; PEDRO ROBERTO JACOBI. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface (Botucatu), v. 18, n. 51, p. 633-646, . (10/13839-0)
DE TOLEDO, RENATA FERRAZ; GIATTI, LEANDRO LUIZ. Challenges to participation in action research. HEALTH PROMOTION INTERNATIONAL, v. 30, n. 1, p. 162-173, . (10/20899-0, 10/13839-0)