Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico de multicolinearidade na estimação de efeitos genéticos em uma população de bovinos de corte composta (Bos taurus x Bos indicus)

Processo: 07/03272-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Gerson Barreto Mourão
Beneficiário:Juliana Petrini
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético animal   Bovinos de corte   Heterozigoto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aditividade | heterozigose | melhoramento | Estatística Genética

Resumo

O projeto tem como objetivo principal diagnosticar a multicolinearidade entre variáveis explanatórias inclusas em dois modelos estatístico-genéticos utilizados como ferramentas na estimação de componentes de variância para os estudos de melhoramento genético em populações compostas. O primeiro, denominado RM, incluirá os efeitos fixos de grupo de contemporâneos, classe de idade da mãe ao parto e as covariáveis relacionadas aos efeitos genéticos aditivos diretos e maternos, além das covariáveis associadas aos efeitos genéticos não aditivos das heterozigoses. O segundo modelo, denominado R, considerará todos os efeitos do modelo RM à exceção dos efeitos aditivos maternos. Para o diagnóstico de multicolinearidade serão utilizados três métodos: fator de inflação de variância; exame do número de condição e exame dos autovalores da matriz de correlações. A proposta deste trabalho representa uma pesquisa importante à área de melhoramento genético animal, dado ser a multicolinearidade um fator que pode gerar inferências errôneas acerca dos resultados das análises, tornando estes menos confiáveis e mais instáveis às alterações no banco de dados e à adição ou subtração de variáveis nos modelos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)