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A musica na brinquedoteca hospitalar como instrumento do metodo psicanalitico.

Processo: 08/51422-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Andreia Cristiane Silva Wiezzel Suguisava
Beneficiário:Manfred Toninger
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Música   Conflitos   Hospitais   Investigação   Psicanálise   Brinquedoteca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brinquedoteca | Conflitos | Hospital | Investigacao | Musica | Psicanalise

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão mais ampla a respeito da música, saindo da visão reducionista comumente utilizada (combinação entre som e silêncio), abrindo perspectivas para sua utilização como campo de elaboração de conflitos psíquicos entre crianças. A idéia surgiu com o desenvolvimento de atividades relacionadas com música na ala da Pediatria do Hospital Estadual Dr. Odilo de Antunes Siqueira de Presidente Prudente, no projeto Brinquedoteca Hospitalar diálogo entre o lúdico, o terapêutico, o ensino e a pesquisa, coordenado pelo Prof. Ms. Fábio Camargo Bandeira Villela, da UNESP de Presidente Prudente, São Paulo. Este trabalho se propõe a verificar se a música cantada auxilia na detecção de conflitos infantis e investigar a possibilidade de intervenção, por meio do mesma instrumento, no referido Hospital, no mesmo projeto de Brinquedoteca. O método lúdico-terapêutico proposto para este trabalho consiste na utilização da música cantada como ferramenta para elaboração de angústias, com base na consulta terapêutica, método clínico desenvolvido por Safra, de inspiração winnicottiana, que utiliza a história como ferramenta para elaboração da angústia emergente vivida pelo paciente. Com o auxílio de um questionário para se obter informações relevantes a respeito do paciente, a música cantada será utilizada, no primeiro momento, como ferramenta para diagnóstico. O paciente poderá escolher uma das músicas dispostas em um índice pré-elaborado para detecção. Serão colhidos os dados referentes ao paciente em conjunto com a escolha das músicas e analisados e interpretados, para, em um segundo momento, o pesquisador intervir junto ao paciente, também por meio da música cantada, com músicas selecionadas para o programa de intervenção. (AU)

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