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Modelagem numérica de contatos lubrificados em motores automotivos

Processo: 08/06605-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Gustavo Carlos Buscaglia
Beneficiário:André Mendes Quintino
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Lubrificação   Mecânica computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cilindro | Contato anel | Lubrificação | Mecânica Computacional | Motores automotivos | Mecânica computacional, tribologia

Resumo

Nos sistemas dinâmicos existe uma vasta gama de fatores que alteram o seu comportamento, dentre os quais alguns são indesejáveis e outros favoráveis. Estudar e modelar tais fatores é de extrema importância para se obter sistemas otimizados a ponto de minimizar qualquer perda significativa de eficiência. No caso especifico do sistema anel/cilindro, para o qual não existe nenhum modelo matemático que prediz acuradamente o seu comportamento, este estudo torna-se ainda mais importante. Minimizar as perdas energéticas por atrito no interior do motor durante a combustão é crucial para aumentar o rendimento, o que significaria uma diminuição no gasto bruto de energia.Este projeto visa além de estudar os atritos gerados pelo movimento do pistão, modelar, utilizando analise numérica, as diversas variáveis presentes e que influem no sistema anel/cilindro. Aliado ao grande interesse econômico desse projeto, ressaltam-se também as questões ambientais envolvidas, isto é, menor emissão de poluentes assim como melhor aproveitamento dos recursos naturais.

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