Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre a expectativa antes e a satisfação após a terapia, em pacientes que receberam Prótese Parcial Removível.

Processo: 09/14844-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Leonardo Marchini
Beneficiário:Graziele Pereira de Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Próteses e implantes   Satisfação do paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expectativa do paciente | Prótese Parcial Removível | satisfação do paciente | Prótese

Resumo

A reabilitação oral com prótese parcial removível (PPR) tem um papel importante na saúde oral e sistêmica do paciente. Para aceitação das PPR, vários fatores devem ser considerados, de ordem biológica, mecânica, estética e psicológica. Portanto, a satisfação com as PPR tem caráter multifatorial, que envolve dimensões técnicas e também relacionadas ao paciente. Considerando o exposto acima, o objetivo do presente trabalho é avaliar a expectativa antes e a satisfação após a terapia com PPR em 44 pacientes que buscam este tipo de tratamento no município de São José dos Campos - SP (escore do poder da amostra = 0,602). Para a avaliação da expectativa pré-tratamento e do grau de satisfação dos pacientes com a terapia, será utilizada uma escala visual analógica (EVA) com números numa seqüência de 0 (zero) a 10 (dez), onde o 0 representará o pior resultado possível e o 10, o melhor resultado possível. Em ambas as situações, expectativa e resultado, os sujeitos da pesquisa deverão atribuir quatro notas. Uma relacionada à estética da prótese, outras relacionadas à mastigação, conforto ao usar e pronúncia. As variáveis gênero, idade, classificação de Kennedy do arco dentário que possui a PPR também serão levadas em consideração. Foi elaborado ainda um questionário, utilizando escala de Lickert, com o objetivo de avaliar a satisfação do paciente no que diz respeito ao seu relacionamento com o profissional. Os dados serão tabulados em planilha do Excel e analisados estatisticamente. Serão utilizados os testes pareados, pois o mesmo individuo é pesquisa e controle dele mesmo. Caso a normalidade dos dados seja determinada, faremos uso do T-Student Pareado, caso contrário utilizaremos o similar não paramétrico, como Wilcoxon. Para as análises das respostas em escala de Lickert, utilizaremos o teste de igualdade de duas proporções.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SIQUEIRA, GRAZIELE PEREIRA; FERNANDES DOS SANTOS, MATEUS BERTOLINI; FERNANDES DOS SANTOS, JARBAS FRANCISCO; MARCHINI, LEONARDO. Patients' expectation and satisfaction with removable dental prosthesis therapy and correlation with patients' evaluation of the dentists. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA, v. 71, n. 1, p. 210-214, . (09/14844-0)