Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre as expectativas pré-tratamento e o grau de satisfação com o resultado final de pacientes que receberam próteses fixas e unitárias implanto-suportadas

Processo: 09/14843-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Leonardo Marchini
Beneficiário:Elis Andrade de Lima Zutin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia   Implantes dentários   Satisfação do paciente

Resumo

O implante osseointegrável tem sido utilizado como terapia de primeira escolha para a reabilitação protética do sistema estomatognático, permitindo o restabelecimento da função mastigatória, estética e fonética de modo adequado. Adicionalmente, os implantes dentais vêm tornando-se uma opção de tratamento economicamente cada vez mais acessível à população. Existem vários tipos de próteses que podem ser confeccionadas sobre implantes: overdentures, próteses totais implanto-suportadas (protocolos), próteses parciais removíveis, próteses parciais fixas e unitárias. Essas diversas condições de tratamento podem fazer com que pacientes que recebam diferentes tipos de próteses sobre implantes tenham distintas expectativas. As expectativas, por sua vez, influenciam os resultados sob o ponto de vista do paciente, as quais possuem evidente importância para o sucesso da terapia. Adicionalmente, é provável que a satisfação dos pacientes exerça um papel importante no fato da implantodontia ser a especialidade odontológica com maior ocorrência de processos judiciais. Considerando o exposto, o presente projeto tem como objetivo comparar a expectativa pré-tratamento e os resultados alcançados pela terapia, sob o ponto de vista do paciente, em indivíduos para os quais foram confeccionadas próteses fixas parciais e/ou unitárias sobre implantes. A amostra será composta por 50 indivíduos reabilitados proteticamente por meio de implantes ossointegráveis no curso de Aperfeiçoamento em Implantodontia na clínica da Universidade do Vale do Paraíba (n=50) e terá um poder de 74,24% (Minitab), com erro amostral de 13%. Estes indivíduos receberão coroas unitárias e/ou próteses parcias fixas implanto suportadas confeccionadas em técnica padronizada, todas em metalo-cerâmica. Para a avaliação da expectativa pré-tratamento e do grau de satisfação dos pacientes com a terapia, será utilizada uma escala visual analógica (EVA) com números numa seqüência de 0 (zero) a 10 (dez). As variáveis gênero, idade, localização da área edêntula, número de ajustes pós-entrega e a utilização de próteses parafusadas ou cimentadas serão anotadas em formulário próprio. Foi elaborado ainda um questionário, utilizando escala de Lickert, com o objetivo de avaliar a satisfação do paciente no que diz respeito ao seu relacionamento com o profissional serão tabuladas e darão origem a uma súmula estatística descritiva dos resultados. Serão utilizados os testes pareados, pois o mesmo indivíduo é pesquisa e controle dele mesmo. Caso a normalidade dos dados seja determinada, faremos uso do T-Student Pareado, caso contrário utilizaremos o similar não paramétrico, como Wilcoxon. Para as análises das respostas em escala de Likert, utilizaremos o Teste de Igualdade de Duas Proporções.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, ELIS ANDRADE; FERNANDES DOS SANTOS, MATEUS BERTOLINI; MARCHINI, LEONARDO. Patients' Expectations of and Satisfaction with Implant-Supported Fixed Partial Dentures and Single Crowns. International Journal of Prosthodontics, v. 25, n. 5, p. 484-490, SEP-OCT 2012. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.