Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da frequência de micronúcleo em células esfoliadas de lesões orais

Processo: 09/06174-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Andrea de Oliveira Cecchi
Beneficiário:Pollyanna Francielli de Oliveira
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:celulas esfoliadas | ensaio do micronúcleo | lesões da mucosa oral | citogenética

Resumo

Pacientes odontológicos são frequentemente diagnosticados para uma variedade de lesões orais, que podem ou não resultar no desenvolvimento do câncer. Diversos biomarcadores citogenéticos tem sido utilizados na avaliação da instabilidade genética que, quando realizada em células provenientes de lesões, podem contribuir com importantes informações no diagnóstico e prognóstico. O registro da frequência de células micronucleadas é bastante adequado para esse tipo de análise, visto que os micronúcleos são resultantes de eventos primários no processo de carcinogênese humana. Participarão do presente estudo, um grupo de pacientes odontológicos portadores de lesões na mucosa oral e um grupo de indivíduos não apresentando qualquer lesão. Com auxílio do Swab, os pacientes serão submetidos a coleta de células esfoliadas provenientes das lesões e da mucosa aparentemente normal (lado oposto ao da lesão); e do grupo de indivíduos controle, provenientes de duas regiões da mucosa oral. As amostras serão submetidas aos procedimentos de fixação, preparo da lâmina e, posteriormente, coloração pela reação de Feulgen. A análise será feita em um total de 4000 células/indivíduo (2000 de cada região de coleta) e a frequência de células micronucleadas e outras anormalidades nucleares, como célula binucleada, cromatina condensada, núcleo fragmentado, kariólise, kariorrexis, picnose e "broken egg", será registrada. Os dados obtidos contribuirão para um melhor entendimento dos efeitos biológicos que acometem as lesões orais e clinicamente, para futuros diagnósticos mais detalhados; o que poderá evitar o desenvolvimento de um câncer oral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, POLLYANNA FRANCIELLI; ANDRADE, AUGUSTO FARIA; MALHEIROS, FERNANDA FERREIRA; DE LACERDA, SUZIE APARECIDA; CAMPOS, ALESSANDRA APARECIDA; ZAIA, JOSE EDUARDO; CECCHI, ANDREA DE OLIVEIRA. Evaluation of the Frequency of Micronuclei in Exfoliated Cells from Oral Lesions Previously Identified by Toluidine Blue. ACTA CYTOLOGICA, v. 55, n. 4, p. 344-349, . (09/06174-5)